PRAXIS Semear para colhêr

Somos um grupo de 4 alunas (Élia, Júlia, Nídia e Vera) do 3º ano do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e estamos a realizar Práticas na Junta de Freguesia da Sé, em Faro.O nosso Projecto pretende combater o Isolamento Social tendo como público-alvo Idosos, Desempregados e/ou Reformados e pessoas em situação de pré-reforma. Enfim, todos os que vivem em situação que “convide” ao isolamento, também por falta de existência de actividades que sejam acessíveis às suas condições a todos os níveis.Depois do primeiro semestre em que fizemos o Diagnóstico, estamos desde Fevereiro a aplicá-lo. E com sucesso!

O Diagnóstico revelou-se correcto e as actividades que estamos a levar a cabo, de modo contínuo, foram por nós propostas ao grupo tendo em atenção as preferências por eles manifestadas aquando da aplicação dos questionários. Também estas tiveram uma adesão grande e a assiduidade tem revelado que correspondem às expectativas de quem delas usufrui.

PORQUÊ FAZER O BLOG SÓ AGORA?

Porque queremos mostrar resultados do nosso trabalho.Queremos publicar fotografias que dêem constância do trabalho e alegria com que decorrem as nossas actividades de Manualidades e principalmente queremos que as duas turmas da actividade de Informática possam, através dos conhecimentos já adquiridos, ver resultados práticos dessa aprendizagem e também utilizar o nosso blog para publicar fotografias suas, em actividade, e partilhar o que mais lhes apetecer.Estamos por aqui. Sempre que quiserem “espreitem-nos”!

Obrigada.

sábado, 29 de maio de 2010

...a Faro!
...e assim regressámos...
...da margem...

...ao longo...
...paragens...

...com algumas...

...para Faro...
Decidimos voltar...

P.F.Alcoutim

...alegria e divertimento foram uma constante...

...de Alcoutim.


...Fluvial...
A Praia...

...quase todos na Praia Fluvial...

...depois de "repôr forças" decidimos ir conhecer a Praia Fluvial de Alcoutim...


...visitámos a Igreja de Sto António em Alcoutim...
...descansámos...


..."espreitámos"...

...e conversámos...
...conversámos...

...comemos...

...à sombra desta "árvore de interesse público" devidamente assinalado, fizemos a nossa refeição, de partilha das "iguarias" que decidimos levar... fica em Alcoutim, local que decidimos visitar depois de sairmos da "Flôr da Agulha"...

...algumas imagens das bonecas de juta que representam diversas actividades laborais e do dia-a-dia...

sexta-feira, 28 de maio de 2010


...algumas imagens do grupo a observar as diferentes bonecas...

...este Santo António "viajou" connosco para Faro...

Atentas à explicação...

Os três Reis Magos do Presépio, que só é feito por encomenda...

Uma das artesãs da Flor da Agulha que se disponibilizou, embora fosse sábado e por isso a oficina se encontrasse encerrada ao público, para nos receber, mostrar o local de trabalho e explicar como se fazem as bonecas de juta. Facilitou-nos também a tarefa de recolhermos algumas imagens que agora partilhamos convosco.
Obrigada
Como publicitámos atrás, no dia 22 de Maio fomos a Martinlongo visitar uma oficina de artesanato "A FLOR DA AGULHA". Aqui está a imagem, junto ao autocarro da nossa Universidade, de parte do Grupo que foi a esta visita.

segunda-feira, 24 de maio de 2010



...e os resultados coloridos e cheirosos...


...os saberes eram partilhados, os gostos discutidos...



Na actividade de Manualidades as técnicas são aplicadas com gosto e cuidado...



Nas sessões de Informática vive-se um ambiente distendido proporcionado pela confiança de que qualquer dificuldade que surja será resolvida num curto espaço de tempo.

A imagem dos elementos que compõem o grupo PRAXIS
(da esq. para a direita: Élia Parente; Nídia Marta; Vera Varela e Júlia Mertens)


...mais um trabalho resultante do objectivo "controlar o rato". A partir daqui muito mais foi conseguido. Já todos pesquisam através do Google; já todos criaram um endereço de e-mail e trocaram mensagens entre si e para o exterior...
Agora estamos a publicar os primeiros trabalhos em que o pretendido era o domínio do "rato". Pensamos que o resultado foi excelente para uma primeira vez.

quinta-feira, 20 de maio de 2010


A Professora Licas a mostrar como exemplo um dos muitos trabalhos que podem ser feitos. Bem bonito, não?
A escolha dos motivos...


Uma aula de Manualidades... A Técnica do Guardanapo aplicada em sabonete.
A par desta actividade (que tinhamos previsto levar a cabo todas a quintas-feiras, mas que devido ao grande número de pessoas interessadas tivemos de criar outro grupo de 12 pessoas, nº de computadores do Esp@ço Internet, para outra sessão às sextas-feira) tinhamos também uma sessão de actividades a que chamámos Manualidades e que é levada a cabo nas novas instalações da Delegação da Penha da JF da Sé.

À quinta feira, depois da sessão de Informática (14:30h/16h) iniciamos às 16:30h a sessão de Manualidades e num clima de partilha de saberes e sob a orientação da Professora de EVT Liliana Silva (Licas) temos conseguido duas horas e meia de confraternização criativa onde tomamos conhecimento com diversas técnicas de manualidades e produzido alguns trabalhos onde a principal preocupação é reciclar/aproveitar materiais e dar-lhes novos usos. Tem sido um trabalho que tem decorrido de forma agradável e partilhada e que já está a deixar saudades, com a perspectiva do final do estágio.

Esta demonstração de "saudades" tem sido ponto de partida para o Grupo de Práticas incentivar o grupo formado na JF da Sé - Del. da Penha para darem continuidade ao nosso Projecto, conscientizando as pessoas das suas capacidades e disponibilizando o nosso apoio para qualquer iniciativa que queiram levar por diante após o final do estágio, com o fim de manter este colectivo a funcionar e se possível crescer e diversificar as actividades conforme as necessidades a que vão querendo dar resposta.

O nosso principal objectivo está a ser alcançado - Combater o isolamento social -Prevenir a Solidão.

As pessoas estão a sair de suas casas, a participarem em actividades em grupo e a...gostarem!

Todos (e aqui com a professora Isabel Feio [turno de 6ª-feira] e alguns elementos do grupo)...

...sempre...
...estiveram...

...interessados!

A nossa primeira sessão de Informática com a professora Ana Parente a explicar os componentes da máquina e como funcionam - o primeiro contacto com o computador foi muito divertido e produtivo.